[ARTIGO] O impacto do feedback
- MB Jornalismo
- 27 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Como o retorno pode afetar a relação administrativa de uma equipe

Autor: João Mendes
Supervisão: Marsal Brito
Todo trabalho é construído por pessoas. Uma equipe produzindo em função de um determinado objetivo. O que pode ser conferido nos pilares dos serviços empresariais, é que para o sucesso de uma demanda é preciso que toda a equipe esteja alinhada, que a comunicação seja funcional e cada atividade se desenvolva da maneira adequada.
Ainda assim, devido ao fator humano, mesmo seguindo a execução do planejamento, é possível que haja falhas. Nesses casos, é preciso que haja uma advertência quanto ao procedimento
Faz parte do controle do coordenador da equipe advertir o funcionário de maneira que, tanto o erro seja corrigido, como não venha a se repetir. O feedback não é só construído a partir de devolutivas negativas, o ato também é significado para qualquer retorno acerca do trabalho desenvolvido pelo profissional, seja ele positivo ou negativo.
A ferramenta garante uma melhor comunicação entre a demanda, os funcionários e o supervisor.
Antes de tudo, é necessário saber que a comunicação é um dos pilares do desenvolvimento de qualquer trabalho. Já o feedback, é o retorno direto entre o coordenador da atividade e o empregado. Acontece que uma devolutiva, quando bem estruturada, é capaz de realizar mudanças definitivas, desde colaborar para a motivação do funcionário quanto eliminar qualquer ruído de produção.
Segundo a capítulo A importância do feedback na pesquisa de clima organizacional, do livro Clima Organizacional da autora Elen Gongueira Moreira, afirma-se que:
“Apenas conhecer os resultados não é suficiente para gerar mudanças, tanto no comportamento dos colaboradores quanto na cultura institucional. Para gerar mudanças é preciso que os colaboradores de todos os níveis hierárquicos da organização sejam estimulados a corrigir as discrepâncias de desempenho detectadas. E como fazer isso? Através da prática do feedback!” (MOREIRA,2012, p. 87)
Assim como pode pesar para o lado positivo, é necessário executar devolutivas negativas, caso o colaborador não venha realizando o desempenho esperado de sua função. Entretanto, mais necessário do que alinhar erro, é preciso desenvolver a noção de como fazê-lo. Um feedback mal desenvolvido é capaz de impactar diretamente o trabalho da equipe, fugindo da proposta de se direcionar um caminho para a melhora coletiva.
Pesquisas apontam que o melhor caminho é se desenvolver o estudo antes de falar, racionalizando cada sentença, e, acima de tudo, utilizando do mecanismo da empatia na cultura institucional. Desenvolvendo o que pode ser chamado de “Comunicação saudável”
Referência
MOREIRA, Elen Gongueira. Clima Organizacional, Curitiba: Editora IESDE Brasil, 2012.
Comments