As vantagens de uma contabilidade humanizada!
- MB Jornalismo
- 17 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

A contabilidade é inerente à vida do ser humano desde os primórdios da terra. Baseado no livro “A evolução da contabilidade” do prof. Antônio Lopes de Sá, pode-se afirmar que ainda que de modo neandertal, do período do homo sapiens até as técnicas de preservação de bens e trocas mercantis na Idade Média, segundo registros, não houve um momento na história em que tal prática não esteve presente. Dividida em fases, do período antigo até o atual muitas coisas mudaram, principalmente seu campo de aplicação e ferramentas, porém, sempre mantendo sua finalidade e objetivo, ainda que de forma mais expansiva. E, como tais mudanças refletem no cenário atual desde a “troca” dos papéis impressos as escriturações eletrônicas, é a grande questão. Em tempos em que muito se fala a respeito da Contabilidade Digital, a Contabilidade Humanizada além de ser um diferencial, é também um alicerce de vantagem inenarrável entre o contador e empresário. Por mais que a praticidade da tecnologia seja útil, ao iniciar um negócio não é apenas a questão burocrática que tem relevância, construir sua base com planejamento e esmero exige uma dedicação bilateral. IUDÍCIBUS, S. (2015) Num mundo onde conhecimento é poder, é de suma importância entender processos dos mais corriqueiros até os complexos, fugindo do modelo robotizado geralmente adotado no mundo contábil, no qual muitas vezes os resultados são de uma clientela frustrada e incompreendida em sua plenitude. É essencial perceber a necessidade do seu público-alvo, para poder fazer além da expectativa, trazendo identificação e engajamento de ambos os lados da relação. Humanizar é se colocar no lugar do outro, entendendo questões, e buscando soluções sobre as necessidades empresariais, de forma simultânea, ao que está por vir.
Conhecer de dentro para fora, para atender adiante, é pensar fora da caixa como muito se afirmava Jack Bezos, fundador da Amazon. Atualmente é possível ler o jornal, comprar um barco, se comunicar, com o toque de apenas um clique, deixando a linha entre a superficialidade e a interpessoalidade ambígua. A valorização do cliente serve de suporte a um atendimento personalizado completo, cercado de empatia, competência e ética. Fora o fato de que é muito mais rentável manter antigos clientes, do que sempre estar em rotatividade com novos, agregando competência de forma positiva a imagem não só da empresa, como estabelecendo credibilidade no mercado. A tecnologia é de fato de grande ajuda quando se trata de processos contábeis, porém, é preciso entender que a mesma só cumpre um papel de base de apoio, nada substitui o olho a olho e a satisfação de uma experiência plena e pessoal. E você? Já pensou em tomar café com seu contador hoje? Nós da MB Assessoria já separamos os grãos.
Autora: Paola Vieira
Supervisão: Marsal Brito
Referências:
Lopes de Sá, Antônio. A evolução da Contabilidade, 2009, Editora IOB.
IUDÍCIBUS, Sérgio. Teoria Da Contabilidade. 2015, Editora Atlas.
O grande plano, Folha de São Paulo, EDIÇÃO 161, fevereiro de 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-grande-plano/ [acesso: 17 de fev de 2021.]
Comments