Como o MEI comprova renda?
- MB Jornalismo
- 10 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

Quem é Microempreendedor Individual – MEI muitas vezes passa por dificuldades quando precisa informar seus rendimentos. A comprovação de renda é necessária em várias ocasiões, como em negociação com bancos, lojas e imobiliárias, por exemplo. Veja abaixo como o MEI pode comprovar a sua renda.
A comprovação pode ser feita através de quatro formas básicas:
Extrato Bancário
Precisa ser completo, podendo ser de conta corrente ou conta poupança, mas com movimentação dos últimos 3 meses. Extratos de movimentações de investimentos também podem ser anexados. No entanto, a assinatura do seu gerente oferece maior validade que um extrato bancário obtido diretamente de um caixa eletrônico ou da internet.
DECORE
Trata-se de uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Esse documento só pode ser elaborado e emitido por contadores. Ele sempre se baseia em outros documentos que comprovem oficialmente a renda.
Esses documentos para MEIs podem ser:
Livro-caixa da empresa;
Notas fiscais emitidas;
Declaração Anual do MEI;
Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA);
Guias de pagamento de contribuição previdenciária individual.
Declaração de IR
Através da declaração de imposto de renda, que é um documento oficial do empreendedor para comprovar os rendimentos.
Porém, existe o fato de que a declaração apenas serve para comprovação de dados dos meses do último ano finalizado.
Por isso, não é raro que empresas solicitem documentos adicionais, de períodos mais recentes para a comprovação.
Contratos de prestação de serviços
Sendo prestador de serviço, o MEI pode usar seus contratos na comprovação de rendimentos. No entanto, desde que a instituição a quem tem que comprovar renda aceite estes para a finalidade. Muitas vezes, os contratos são aceitos junto a outros documentos. Assim, servirão na análise para um cruzamento de dados e melhor observação ‘da movimentação demonstrada pelo empreendedor
Comments